Notícias

Dia Internacional da Síndrome de Down: ação é realizada em Tamboril

Data: 21 de março de 2017

Hoje (21/03) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. As pessoas com essa condição possuem 3 cromossomos 21 em todas, ou na maior parte de suas células. Por isso a celebração ocorre sempre em 21/03. A estimativa é que, para cada 700 crianças no Brasil, nasça uma com Down, todos os anos.

Como forma de conscientizar a população e, ao mesmo tempo, lutar contra o preconceito, pais, familiares e amigos de pessoas com a síndrome, criaram o movimento Tamboril Down. Na tarde de hoje, o grupo realizou uma blitz educativa, em um dos cruzamentos de maior movimentação da cidade. Para a execução da ação, contaram com o apoio da Prefeitura de Tamboril, por meio da Secretaria de Saúde.

"Hoje, as pessoas estão se mobilizando e fazendo algo. A nossa ação objetiva mostrar pra cidade de Tamboril, que a gente vai lutar pelos direitos das crianças, adolescentes e, também, dos adultos com síndrome de Down", afirmou o professor Rogean Vieira, que é um dos organizadores da iniciativa.

A assistente social Fátima Ferreira destaca ser necessário que os pais eduquem seus filhos, para que eles cresçam sem preconceitos. "Esse momento é muito importante para que as pessoas tenham consciência, para que respeitam as famílias, como também, possam estar ajudando na criação de seus filhos para que eles não tenham preconceito com esse público, que cresce a cada dia. É uma luta muito grande, é muito complicado, porque as pessoas não entendem", relatou.

A próxima atividade do movimento Tamboril Down, acontecerá no sábado (25/03), no Grêmio Recreativo de Tamboril, a partir das 9h. Será um dia de lazer, com atividades artísticas, música e orientação profissional.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

LOCALIZAÇÃO

 Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , nº S/N São Pedro

 Tel. (88) 3617-1888

 comunicacaopmtamboril@gmail.com

REDES SOCIAIS