Notícias

Com festividades, Tamboril comemora os 207 anos do Brigadeiro Antonio de Sampaio neste sábado (20/5)

A programação inclui cerimoniais militares na sede e na localidade de nascimento do Brigadeiro e visita ao museu que guarda sua história no município

Em comemoração aos 207 anos do tamborilense Brigadeiro Antonio de Sampaio, o 40º Batalhão de Infantaria - Guardião do Berço de Sampaio, com o apoio do 25º Batalhão de Caçadores de Teresina (PI) e da Prefeitura de Tamboril, realizará neste sábado (20/5), uma manhã de festividades no município. A programação inclui cerimoniais militares na sede e na localidade de nascimento do Brigadeiro e visita ao museu que guarda sua história em Tamboril. As atividades integram a Festa Nacional da Arma de Infantaria, coordenada no Ceará, pela 10ª Região Militar.

Brigadeiro Sampaio, nasceu na Zona Rural do município em 24 de maio de 1810. Transitou por todos os patamares da carreira militar e alcançou a mais alta patente, a de Brigadeiro. Foi consagrado Patrono da Infantaria Brasileira por seus feitos heroicos e bravura nas guerras em que participou.

PROGRAMAÇÃO
A programação do evento é aberta ao público, exceto o almoço de confraternização.

> 09h - Cerimonial militar da Festa Nacional da Arma de Infantaria
Local: Parque Histórico Brigadeiro Sampaio

> 10h30 - Cerimonial militar da Festa Nacional da Arma de Infantaria
Local: Fazenda Vitor, distrito de Oliveiras

> 11h30 - Visitação ao Museu Brigadeiro Sampaio
Local: Parque Histórico Brigadeiro Sampaio

> 12h - Almoço de confraternização (Evento fechado)
Local: Colégio 4 de Outubro - Sede

ANTONIO DE SAMPAIO
Filho de Antonio Ferreira de Sampaio e Antônia Xavier de Araújo, Antonio de Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, na Fazenda Vitor, localizada no distrito de Oliveiras, Zona Rural de Tamboril, há 32 km da sede do município. Em meio ao clima sertanejo da localidade, ele cresceu, foi educado por seus pais e viveu toda sua juventude.

Aos 20 anos, em 17 de julho de 1830, Sampaio se alistou como Praça Voluntária, no 22º Batalhão de Caçadores sediado na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que hoje abriga a 10ª Região Militar na capital cearense. Neste momento, deu-se início a sua vida militar, que logo teve ascensão. Em 20 de maio de 1839 foi promovido a Alferes comissionado e em seguida, a Tenente, em dezembro do mesmo ano. Em 1843, no dia 8 de setembro, foi elevado a mais um título, o de Capitão; passando para Major em 1852. No dia 2 de dezembro de 1855 foi promovido a Tenente-Coronel, em 1861 a Coronel e, finalmente, no dia 18 de fevereiro de 1865 assumiu o posto de Brigadeiro, conquistando por mérito, a patente mais alta da carreira militar.

Brigadeiro Sampaio participou de inúmeros combates durante o século XIX, destacando-se na maioria deles, como na Revolta da Cabanagem (PA), 1836; Balaiada (MA), 1838; Guerra dos Farrapos (RS), 1844-45; Revolução Praieira (PE), 1849-50; Combate à Oribe (Uruguai), 1851; Combate a Monte Caseros (Argentina), 1852; Tomada do Paissandu (Uruguai), 1864 e Guerra da Tríplice Aliança (Paraguai), 1866.

Na Batalha de Tuiuti, ocorrida em 1866, no Paraguai e que compôs a Guerra da Tríplice Aliança, Sampaio recebeu três ferimentos. Todos na data de seu aniversário, 24 de maio. O primeiro, ocasionado por uma granada, gangrenou sua perna direita; os outros dois, atingiram as suas costas. O militar tamborilense veio a falecer no dia 6 de julho de 1866, a bordo do navio Eponina, que seguia com destino a Buenos Aires.

Em toda sua carreira, Brigadeiro Antonio de Sampaio defendeu seu país e sua terra de origem. Foi brilhantemente inteligente, corajoso e intensamente dedicado à carreira militar. Por toda sua bravura e ato heroico, foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, pelo Decreto 51.429, de 13 de março de 1962.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

Localização

Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , S/N
São Pedro - 63.750-000
Tamboril - CE
comunicacaopmtamboril@gmail.com

Redes Sociais