Notícias

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio foi instituído por Lei Federal em 1988 e marca o início de mobilizações e a necessidade de promover atividades de conscientização social sobre o assunto

Hoje (18/5) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data marca o dia em que uma garotinha de apenas 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, em 1973. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e os agressores, jovens de classe média, nunca foram punidos.

O dia 18 de maio foi, então, instituído por Lei Federal em 1988 e marca o início de mobilizações e a necessidade de promover atividades de conscientização social sobre o assunto.

ABUSO X EXPLORAÇÃO

É considerado abuso sexual qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros. Pode ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

COMO DENUNCIAR?

A denúncia a situações de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes pode ser feita por meio do Disk 100. O serviço funciona todos os dias, das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser originadas de todo o Brasil. Também é possível denunciar ligando 190.

Em Tamboril, as denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

LOCALIZAÇÃO

 Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , nº S/N São Pedro

 Tel. (88) 3617-1888

 comunicacaopmtamboril@gmail.com

REDES SOCIAIS