Notícias

Mobilização contra a luta antimanicomial é realizada pelo CAPS nesta quarta (31/5)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou durante o dia de hoje (31/5) atividades alusivas ao dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Pela manhã, uma caminhada percorreu algumas ruas da Sede de Tamboril, com o intuito de incentivar as pessoas a integrarem a iniciativa. No período da tarde, temas como: Contextos da saúde mental e os Direitos das pessoas com transtornos mentais foram debatidos em uma mesa redonda, na Escola Profissionalizante Antonio Mota Filho.

O objetivo da iniciativa foi reafirmar o direito que as pessoas com transtornos mentais têm de viver em sociedade, além de debater e difundir conhecimento acerca da situação. Participaram o secretário de Saúde Rayney Martins, profissionais da saúde de Tamboril, estudantes e a população.

O dia de hoje foi muito importante e enriquecedor. O tema saúde mental ainda gera muitos tabus e dúvidas na sociedade. Transtorno mental não é sinônimo de prisão, mas sim de integração e é preciso que tomemos consciência com relação a isso, apontou o secretário de Saúde Rayney Martins.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído em 1987, quando profissionais da saúde mental organizaram o primeiro protesto público a favor da extinção dos manicômios, tendo em vista a insatisfação diante do tratamento desumano e cruel que era dado a usuários do sistema de saúde mental. A ação ocorreu durante o II Congresso Nacional dos Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em Bauru, São Paulo, naquele ano.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

LOCALIZAÇÃO

 Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , nº S/N São Pedro

 Tel. (88) 3617-1888

 comunicacaopmtamboril@gmail.com

REDES SOCIAIS