Notícias

Comunidade quilombola de Bom Jardim recebe amanhã (2/6), programação da XIII da Agricultura Familiar


Tamboril recebe nesta sexta-feira (1/6), na comunidade quilombola de Bom Jardim, o intercâmbio “Soberania e segurança alimentar com foco na educação contextualizada e o empoderamento feminino”. A atividade integra a programação da XIII Feira da Agricultura Familiar que acontece em Crateús e conta com o apoio da Prefeitura de Tamboril, por meio das Secretarias da Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O objetivo é fazer com que as pessoas percebam onde nasce a feira, onde a produção que faz parte dela é originada.

“Nós ficamos muito felizes em poder fazer parte dessa iniciativa que pretende movimentar toda a região. É uma oportunidade pra quem vem de fora, conhecer nosso município e o que é feito aqui”, declarou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Wilson Sousa.

A programação local tem início às 10h, na Escola Antonio Zeferino Veras, com a apresentação de uma unidade produtiva construída por alunos e professores da instituição de ensino, a partir do projeto Educação Contextualizada. “Na unidade são cultivadas hortaliças, plantas medicinais e frutíferas, além de árvores nativas do nosso município. Ela cria a consciência, por meio de uma ação desenvolvida em sala de aula, de que é possível produzir, ali no quintal mesmo, itens que são constantemente utilizados pelas pessoas e que vão para mesa de casa todos os dias, com custo zero”, destacou o secretário da Educação Jarder Cedro (Bibi).

Após a visita à unidade, os participantes serão recepcionados e conduzidos ao salão comunitário do bairro, onde poderão conferir uma roda de capoeira e em seguida participarão de um debate sobre a temática do intercâmbio. São esperados visitantes de outros municípios e estados.

[XIII Feira da Agricultura Familiar]

A Feira funciona como uma grande vitrine do que é cultivado por agricultores e agricultoras familiares do Ceará. Une a produção do campo, o artesanato e a cultura popular do Sertão dos Inhamuns e Crateús, construindo dessa forma, a coletividade. Conta com a contribuição de mais de 20 entidades públicas e não governamentais.
O evento acontece nos dias 1 e 2 de junho na Praça Gentil Cardoso, em Crateús, de 8h às 21h. Sua programação inclui a comercialização de itens agrícolas, apresentação artísticas, intercâmbios em seis municípios cearenses, além de oficinas.

[Educação contextualizada]

É uma proposta para a educação de escolas da zona rural que existe desde 2007 na região dos Inhamuns. Baseia-se na busca pela integração entre a escola e a comunidade por meio de experiências e vivências da localidade, com o intuito de fortalecer o conhecimento sobre o semiárido. Objetiva a construção social do estudante, para que ele se reconheça e compreenda o ambiente onde vive. Em Tamboril já foram trabalhados temas como: Conhecendo o semiárido; A busca de água no sertão; Agricultura familiar; Gênero, raça e etnia; Agroecologia; Soberania, segurança alimentar e nutrição e Sementes.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

LOCALIZAÇÃO

 Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , nº S/N São Pedro

 Tel. (88) 3617-1888

 comunicacaopmtamboril@gmail.com

REDES SOCIALS