Notícias

Vacinação contra a gripe para grupos prioritários segue até sexta (9/6) em Tamboril

Cobertura vacinal no município já chega a 78,8%. Meta é 90%


A vacinação contra a influenza (gripe) continua restrita aos grupos prioritários em Tamboril. A medida segue orientação da Secretária de Saúde do Estado Ceará, que resolveu manter a imunização, apenas, para a população vulnerável.

A determinação leva em conta, a epidemia de chikungunya, pela qual o estado passa. A situação tem inviabilizado muitas pessoas de se imunizarem contra a gripe. Até o último dia 2 de junho, 72,27% dos cearenses pertencentes aos grupos vulneráveis receberam as doses da vacina. No município de Tamboril a imunização já chega a 78,8%.

“Nós estamos seguindo a recomendação estadual e continuamos vacinando a população prioritária. Aqui em Tamboril, já superamos a cobertura estadual e esperamos alcançar a meta”, declarou o secretário de Saúde Rayney Martins.

Na última sexta (2/6), o Ministério da Saúde prorrogou a campanha e decidiu disponibilizar a vacina para toda a população. A medida foi adotada por ainda haver estoque de 10 milhões de doses no país e para alcançar a meta de vacinação, que neste ano é de 90%. Apenas 14 estados e o Distrito Federal aderiram à ampliação.

Integram os grupos de vulnerabilidade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, população privada de liberdade, jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e professores da rede pública.

INFLUENZA

A influenza é uma doença infecciosa do sistema respiratório que pode ter complicações como a pneumonia e levar ao óbito. Pode ser transmitida de forma direta, por meio das secreções de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar. Ou de forma indireta pelas mãos, que após contaminadas por secreções respiratórias de uma pessoa infectada, podem transportar o vírus para a boca, nariz e olhos.


Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, ou seja, ocorrem todos os anos. Especificamente o A é responsável pelas grandes pandemias. Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. O vírus influenza C causa, apenas, infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.


COMO PREVENIR?

- Lave e higienize, frequentemente, as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilize lenço descartável para higiene nasal;
- Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienize as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;


INDIVÍDUOS QUE APRESENTEM SINTOMAS DE GRIPE DEVEM:

- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
- Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

LOCALIZAÇÃO

 Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , nº S/N São Pedro

 Tel. (88) 3617-1888

 comunicacaopmtamboril@gmail.com

REDES SOCIALS