Notícias

Campanha realizada pela Prefeitura de Tamboril pretende conscientizar a população sobre o trabalho infantil

Hoje (12/6) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, com o intuito de estimular as nações a adotarem medidas para acabar com a situação, que ainda é bastante crescente em todo o planeta. Em alusão à data, a Prefeitura de Tamboril, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizará uma série de ações durante a semana, no município.

Nesta segunda e terça-feira, os assentamentos II de Maio, Passarinha e Floresta receberão palestras sobre os temas, com os pais. Na quarta (14/6) será feita uma grande mobilização na Sede, a fim de informar e orientar a população e comerciantes.

As nossas crianças precisam viver a infância de forma plena, brincando e aprendendo e não trabalhando, declarou a secretária do Trabalho e Assistência Social Zélia Rodrigues.

TRABALHO INFANTIL NO CEARÁ

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE em 2015, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil caiu de 144.637 para 73.895 no Ceará, uma redução de 49% entre os anos de 2014 e 2015. Por outro lado, houve um aumento significativo, de 1043 para 4019 crianças exploradas no trabalho precoce, na faixa etária de 5 a 9 anos. Os dados gerais mostram uma redução do trabalho infantil no estado. Porém, ainda é um grande problema social a ser solucionado.

O QUE É O TRABALHO INFANTIL?

O trabalho infantil considera qualquer atividade exercida por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com o que cada país rege em sua legislação. No Brasil, pode ser realizado na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, com carga horária reduzida. De forma geral, a atividade trabalhista é proibida para quem ainda não completou 16 anos. No entanto, se apresentar qualquer condição perigosa, a proibição se estende aos 18 anos.

QUAL A ORIGEM DA DATA?

O dia 12 de junho foi instituído Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil, na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a entidade convoca todas as esferas da sociedade a se mobilizarem em prol da situação.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

LOCALIZAÇÃO

 Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , nº S/N São Pedro

 Tel. (88) 3617-1888

 comunicacaopmtamboril@gmail.com

REDES SOCIAIS