Notícias

Três escolas tamborilenses recebem Prêmio Escola Nota 10, amanhã (22/6), em Fortaleza


Nesta quinta-feira (22/6), três escolas municipais tamborilenses receberão do Governo do Estado, o Prêmio Escola Nota 10, pelo excelente desempenho que obtiveram no ano de 2016. O benefício será entregue pelo Governador Camilo Santana, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, durante as comemorações dos 10 anos do Mais Paic (Programa de Aprendizagem na Idade Certa).

As instituições vencedoras nesta edição da iniciativa foram as escolas Antonio Zeferino Veras, da comunidade quilombola de Bom Jardim; Francisco Viana Filho, que atende ao distrito de Boa Esperança e Venceslau Pereira do Damasceno, do distrito de Sucesso. As três foram premiadas por atingirem rendimento satisfatório no 2º ano. A Escola Venceslau foi contemplada, duplamente, por bom aproveitamento, também, no 5º ano.

Os índices são reflexos do esforço coletivo e do trabalho encabeçado por professores e alunos no dia a dia, com incentivo dos governos municipal e estadual, na aplicação do Mais Paic. Os dados são baseados nos resultados alcançados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). As escolas premiadas receberão R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado.

“Nós ficamos muito felizes por Tamboril estar entre os municípios agraciados com esse prêmio. Quero ressaltar aqui, o mérito desse resultado para os professores e alunos que são os principais autores dessa conquista. Estão todos de parabéns!”, destacou o vice-prefeito e secretário de Educação Jarder Cedro (Bibi).

PRÊMIO ESCOLA NOTA 10

O Prêmio Escola Nota 10 foi criado em 2009 com o objetivo de valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, servindo como estímulo ao desenvolvimento da excelência no âmbito do sistema público de ensino no estado.

Em 2017, o certame chega a sua nona edição, premiando 262 escolas públicas, que se destacaram em 2016, com os melhores rendimentos na alfabetização, 5º e 9º do ensino fundamental. Os resultados são medidos por meio do SPAECE, avaliação aplicada anualmente.

MAIS PAIC

Criado em 2007, o PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa) teve a finalidade, inicialmente, garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense, com a oferta de formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos. Juntamente com outras experiências, o PAIC contribuiu para a estruturação, por parte do Ministério da Educação, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Tamboril

LOCALIZAÇÃO

 Rua: Germiniano Rodrigues de Farias , nº S/N São Pedro

 Tel. (88) 3617-1888

 comunicacaopmtamboril@gmail.com

REDES SOCIAIS