NOTÍCIAS

05-JUL-2017

80 famílias tamborilenses recebem acompanhamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN)

#Educação 05 DE JULHO DE 2017

Com a finalidade de fortalecer ainda mais a educação em Tamboril, a Secretaria da Educação aderiu, em 2017, ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN). A iniciativa do Governo do Estado do Ceará é voltada para as famílias com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que ainda não têm acesso aos Centros de Educação Infantil. O objetivo central é formar competências necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância.

Para isso, é feito um trabalho periódico de orientação com os responsáveis diretos, no caso, os pais ou cuidadores, além de encontros comunitários. Depois, são desenvolvidas atividades didáticas e lúdicas com as crianças, ações que mais tarde podem ser refletidas em resultados positivos no andamento da vida escolar e até no ambiente social.

"O PADIN vem sendo executado no município desde março, se constituindo como mais uma ação para melhorar os índices de educação aqui e até superar situações de vulnerabilidade. É importante porque proporciona que as famílias participem da educação dos filhos e sejam parte integrante dela", destacou o secretário da Educação Jarder Cedro (Bibi).

Em Tamboril, 80 famílias dos distritos de Holanda, Sucesso, Açudinho e da Sede são acompanhadas, quinzenalmente, por oito professores denominados Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI) e um supervisor. O Programa, que possui vigência de três anos, é financiado pelo Banco Mundial e cobre 36 municípios cearenses com maior percentual de população em condição de pobreza.

PADIN

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN) é uma realização da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (COOPEM). Criada em 2014 e lançada em 2016, a iniciativa é ancorada no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC) e integra um dos pilares do Programa Mais Infância Ceará, o "Tempo de crescer", que visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Em 2017 foi implementado em 36 municípios onde existe um grande número de famílias em condição de pobreza e vulnerabilidade social (Fortaleza, Miraíma, Itatira, Choró, Amontada, Trairi, Capistrano, Boa Viagem, Tururu, Itapiúna, Granja, Morrinhos, Uruoca, Croatá, Itarema, Barroquinha, Martinópole, Viçosa do Ceará, Santana do Acaraú, Graça, Moraújo, Mucambo, Irauçuba, Reriutaba, Pereiro Ipaporanga, Tamboril, Novo Oriente, Poranga, Aiuaba, Ararendá, Ipueiras, Quiterianópolis, Araripe, Santana do Cariri, Salitre e Tarrafas).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Infraestrutura Há 239 dia(s)

Início da 1ª Etapa da Pavimentação Asfáltica que Liga o Distrito de Boa Esperança a Holanda

Início da 1ª Etapa da Pavimentação Asfáltica que Liga o Distrito de Boa Esperança a Holanda

#Agricultura Há 239 dia(s)

CONFIRA O CALENDÁRIO DE CADASTRO DO GARANTIA SAFRA 2023

CONFIRA O CALENDÁRIO DE CADASTRO DO GARANTIA SAFRA 2023

#Saúde Há 344 dia(s)

Cardiologia se junta a outras especialidades médicas oferecidas em Tamboril

Prefeiturade Tamboril anuncia a inclusão da cardiologia entre os serviços médicos disponíveis, promovendo cuidados especializados e qualidade de vida.

#Desenvolvimento Há 357 dia(s)

Tamboril intensifica reparos na iluminação pública da sede do município

Equipe de reparo da iluminação pública intensifica trabalho na sede do município e interior de Tamboril para garantir segurança e conforto

#Obra Há 1 ano(s)

Tamboril avança na construção de abatedouro para fortalecer setor agropecuário

Tamboril avança na construção de abatedouro para fortalecer setoragropecuário

#AssistênciaSocial Há 1 ano(s)

Jovens de Tamboril têm oportunidade de aprender gastronomia em curso gratuito

Jovens de Tamboril têm oportunidade de aprender gastronomia em curso gratuito

#AssistênciaSocial Há 1 ano(s)

Abertas as inscrições para processo de escolha do Conselho Tutelar de Tamboril

O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

#Cultura Há 1 ano(s)

Prefeitura de Tamboril, através da Secretaria da Cultura realiza encenação da Paixão de Cristo

Prefeitura de Tamboril, através da Secretaria da Cultura realiza encenação da Paixão de Cristo

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito