Portal de Licitações

Dispensas e inexigibilidade.

DISPENSA: 053/2025/DL - EXERCÍCIO: 2025 - ABERTA - PROCESSO CADASTRADO Imprimir
Informações principais
Tipo: MENOR PREÇO
Data do aviso: 15/07/2025
Data da divulgação do extrato: 15/07/2025
Data da ratificação: 15/07/2025
Data da divulgação da ratificação: 15/07/2025
Valor estimado: R$ 60.400,00 (sessenta mil, quatrocentos)
Informações do objeto
CONTRATAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA JURÍDICA, COM O OBJETIVO DE ACOMPANHAR, REVISAR E ELABORAR MINUTAS DE PROJETOS DE LEIS COMPLEMENTARES E ORDINÁRIAS VINCULADAS AO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE TAMBORIL (CE), INCLUINDO A ASSESSORIA TÉCNICA JURÍDICA À TRAMITAÇÃO LEGISLATIVA, EM CONFORMIDADE COM A LEI N° 10.257/2001 (ESTATUTO DA CIDADE), JUNTA AO GABINETE DO PREFEITO DO MUNICIPIO DE TAMBORIL-CE.
Motivo da escolha
Motivo da escolha da origem
O Município de Tamboril, por meio do Gabinete do Prefeito, busca realizar a contratação de escritório de advocacia especializado para prestação de serviços de consultoria jurídica com foco na revisão, elaboração e acompanhamento de projetos de leis complementares e ordinárias vinculadas ao Plano Diretor Municipal, conforme previsto na Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade). A contratação justifica-se pela complexidade técnica que envolve a normatização do Plano Diretor e seus instrumentos urbanísticos, os quais exigem conhecimento jurídico especializado e atualizado, tanto no tocante ao conteúdo urbanístico quanto à técnica legislativa, à luz das diretrizes constitucionais e legais aplicáveis à política de desenvolvimento urbano sustentável. Ressalta-se que o Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento territorial do município e deve ser elaborado e revisado com base em princípios de legalidade, participação democrática e integração entre as políticas públicas. A elaboração e tramitação das normas legais dele decorrentes — como leis de uso e ocupação do solo, código de obras, entre outras — requerem um suporte jurídico altamente qualificado, especialmente quanto à compatibilidade com normas federais e estaduais, além da observância ao devido processo legislativo. Além disso, a contratação objetiva oferecer assessoramento jurídico especializado à tramitação legislativa dessas proposições, conferindo maior segurança jurídica e agilidade ao processo, bem como promovendo a integração entre o Executivo e o Legislativo Municipal. Considerando a limitação da estrutura administrativa interna da Prefeitura, sobretudo no tocante ao corpo técnico jurídico disponível, a contratação de escritório com expertise comprovada nesta área específica da consultoria legislativa e urbanística mostra-se medida imprescindível para assegurar a qualidade, efetividade e regularidade jurídica das normas decorrentes do Plano Diretor. Assim, diante da necessidade de suporte técnico-jurídico qualificado, da relevância estratégica do Plano Diretor para o desenvolvimento ordenado e sustentável do Município de Tamboril, a contratação do objeto em tela é plenamente justificada, nos termos do que dispõe a legislação vigente.
Justificativa do preço
O Setor de Compras realizou ampla pesquisa de mercado levando-se em consideração todos os detalhes que envolvem o objeto a ser adquirido, e anexa-se ao processo os valores apurados compilados em relatório, que visa subsidiar o Valor de Referência no montante de R$ 60.400,00 (sessenta mil e quatrocentos reais), que norteará as decisões do Agente de Contratação designado para a realização da Dispensa Eletrônica de Licitação, quanto à aceitabilidade das propostas.
Fundamentação legal
Inciso II do art. 75 da Lei Federal nº 14.133 de 1º de abril de 2021.
Forma de publicação
Publicação Tipo Descrição
15/07/2025 OUTROS MEIOS DE PUBLICAÇÃO FLANELOGRAFO
Responsáveis
Responsabilidade Agente
Pregoeiro/Presidente da Comissão RAYANNE KAMILLA BRASIL ALVES
Responsável pela Informação FRANCISCO MARQUES MOURA
Responsável pelo Parecer Técnico Jurídico GIMPAULO MELO BARROS
Responsável pela Ratificação REGINALDO MONTEIRO DE SOUSA
Órgãos
Código Orgão Ordenador Tipo
GABINETE DO PREFEITO REGINALDO MONTEIRO DE SOUSA GERENCIADOR
Andamento
Arquivos disponíveis
Descrição Extensão Tamanho Arquivos
AVISO DE DISPENSA ELETRONICA PDF 11MB
ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA PDF 10MB
ANEXO II - ESTUDO TECNICO PRELIMINAR PDF 10MB
ANEXO III - MINUTA DE CONTRATO PDF 8MB
AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA PDF 570KB
CERTIDÃO DE ENVIO DE PUBLICAÇÃO PDF 613KB

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024