NOTÍCIAS

04-DEZ-2018

NOVO PROCESSO DE MANEJAMENTO DO LIXO EM TAMBORIL DEVE INICIAR NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

NOVO PROCESSO DE MANEJAMENTO DO LIXO EM TAMBORIL DEVE INICIAR NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

Por Lucas 04/12/2018 #meioambiente

NOVO PROCESSO DE MANEJAMENTO DO LIXO EM TAMBORIL DEVE INICIAR NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

NOVO PROCESSO DE MANEJAMENTO DO LIXO EM TAMBORIL DEVE INICIAR NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

O lixo produzido no município e na região ganhará novo tratamento, em breve. É que a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, em parceria com as prefeituras de Tamboril, Nova Russas, Monsenhor Tabosa, Catunda, Ipueiras e Hidrolândia, criou neste ano, o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão de Crateús. O protocolo de intenções para a adesão à iniciativa foi assinado no mês de abril, pelo prefeito Pedro Calisto. A expectativa é que no primeiro semestre de 2019, as atividades já se iniciem.

Com o Consórcio, todo o lixo de Tamboril passará por um processo seletivo. Os elementos recicláveis serão separados dos não-reutilizáveis. Estes vão ser encaminhados a um aterro sanitário, com local a ser definido. O restante será levado à reciclagem e em seguida, retornará a sociedade. Todo o procedimento será realizado em um terreno doado pela gestão Construindo uma nova história, com extensão, de aproximadamente 1 km.

O projeto será gerido, no município tamborilense, pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que contará com recurso de 2% do ICMS ecológico para a manutenção, proveniente de avaliação positiva no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), em 2018. Para tanto, a pasta abrirá um Fundo, que será administrado pelo secretário Wilson Sousa.

Todas as ações para viabilizar o mecanismo, já foram implementadas pelos municípios envolvidos. Inclusive, o grupo definiu em maio, por meio de eleição, o presidente do Consórcio, que terá a frente o prefeito de Ipueiras, Neném do Cazuza. Resta, ainda, fechar alguns detalhes técnicos e funcionais. Tamboril é o único que está mais bem organizado e preparado em todos os quesitos.

A criação do Consórcio prevê reduzir os impactos ambientais e humanos que os lixões, locais comumente utilizados para o depósito de resíduos sólidos em pequenas cidades, causam. Além disso, essa é uma modalidade de gestão do lixo coletiva, que não se afinca em altos custos e gera economia para os municípios.
https://www.facebook.com/prefeituradetamboriloficial/photos/a.412522332423328/788681028140788/?type=3&theater

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024